PERSPECTIVAS METODOLÓGICAS EM COMUNICAÇÃO

PERSPECTIVAS METODOLÓGICAS EM COMUNICAÇÃO

NOVOS DESAFIOS DA PRÁTICA INVESTIGATIVA

25,00 €
IVA incluido
Disponible en 1 semana
Editorial:
COMUNICACION SOCIAL EDIC.Y PUBLICACIONES
Año de edición:
Materia
Comunicación obras generales
ISBN:
978-84-15544-32-6
Páginas:
346
Encuadernación:
Rústica
Colección:
VARIOS
25,00 €
IVA incluido
Disponible en 1 semana

A questão metodológica, como nunca antes, remete à necessidade de problematizar sobre os horizontes de saber, sobre as cosmovisões que vinculam os conhecimentos teóricos gerais, filosóficos, estratégicos, com os construtos teóricos operativos capazes de afetar o mundo e a sociedade com propostas fecundas de transformação sociocultural.
As concepções, desenhos, formulações, projetos e argumentos investigativos precisam de concretude inventiva e renovadora. O campo de conhecimento da comunicação exige mudanças profundas do seu habitat intelectual, em especial de pesquisa.
Nessa orientação, os alicerces da transdisciplinaridade, transmedialidade e complexidade contribuem para reformulações férteis.
Na linha transmetodológica, a pesquisa é confluência de pensamento e ação, comungando com vertentes metodológicas diversas (dialéticas, existenciais, hermenêuticas, compreensivas, estruturais, analíticas e pragmáticas). Configura-se uma proposta que exige inventividade, rigor e compromisso na reconstrução do conhecimento em cada investigação.
Nessa perspectiva os conceitos, noções e hipóteses só têm caráter científico dentro de uma estrutura de problematizações, que os delimite tanto em termos de categorias abstratas gerais quanto de construtos operativos, capazes de vincular os processos comunicativos dinâmicos reais com o trabalho de estruturação teórica mais abstrata.
Neste livro apresenta-se, assim, um conjunto complexo e multimetodológico de alternativas de investigação, que são resultado de uma postura epistêmica transmetodológica, cujo propósito não se limita a alimentar nossas instituições de ensino e pesquisa mas, principalmente, tenta tornar possível «a estruturação de fortalezas estratégicas de sabedorias e conhecimento».